Na cidade de São Paulo vivem hoje cerca de 2,5 milhões de animais abandonados, famintos e doentes. Quem tem um cachorro de estimação conhece profundamente o significado da palavra amizade. Um cachorro não pede nada, se contenta com muito pouco e retribui em escala muito maior. A adoção de um cão é uma das maneiras mais especiais de se começar uma amizade. Se você acha que em sua vida ainda há espaço para uma relação profunda e verdadeira, visite nosso blog e procure pelo seu amigo, ele pode estar lá lhe esperando.



"Às vezes me perguntam por que invisto tanto tempo e dinheiro falando de amabilidade para com os animais quando existe tanta crueldade entre os homens?

Ao que respondo: Estou trabalhando nas raízes!! "

George T. Angell



domingo, 15 de fevereiro de 2009

In Memorian "ESTAR VIVO NÃO É VIVER " Doce e majestoso cão.

EROS E SEU ÚLTIMO SORRISO


EROS, meu lindo e majestoso cão. Teu dia chegou, o teu sofrimento hoje teve fim. Que dor estou sentindo !!!! Você descansou e eu estou aqui pranteando tua partida.                
Eros viveu no hotel 1 ano e 10 meses, desde outubro de 2008 até hoje 08 de agosto de 2010. Esse nobre cão foi abandonado por seu dono para morrer na sarjeta. Quando o encontrei estava deitado, com um saco de supermercado cheio de ração a seu lado. Chamei, mas ele não se moveu, só então percebi que ele não conseguia andar, claudicava. Levado ao dr. Patrick, ortopedista de minha confiança, fez uma cirurgia de denervação. Quinze dias após a cirurgia, nova surpresa, teve um AVC, ficou com a expressão "abobalhada", corri com ele para o neurologista.Tratado com cortisona e citoneurim, felizmente seu quadro foi revertido e ele voltou a ter vida e expressão normais, viveu feliz por 1ano e 8 meses. Era doce, suave, nobre, um cão imenso. Tinha entre 12 e 14 anos, nunca rosnou ou ameaçou nenhum dos cães do hotel, ficava com todos, era de uma fidelidade e carinhos comovente. Infelizmente a velhice não dá tréguas e há 2 meses a agonia do Eros voltou, ele não conseguia mais andar, se arrastava, não sustentava seu imenso corpo. Emagreceu muito. Novamente a via sacra: ortopedista, acupunturista. Diagnosticado com Mielopatia Degenerativa, além de artrose em estado avançado e displasia coxo femural.. Se tornou dependente, precisava de ajuda para comer, pois não conseguia se locomover até a ração. Dois veterinários indicaram o eutanásia, nada mais restava a fazer, era necessário acabar com o seu sofrimento, meu Deus que decisão difícil !! Eutanásia é uma das mais terríveis situações com as quais nos deparamos, quem somos nós para termos o poder de decidir entre a vida e a morte? .
Para ficar em paz com minha consciência e saber que o que estava sendo decidido era o melhor para ele, hoje pedi uma terceira opinião, chamei um Neurologista que foi consultá-lo no Hotel, a mesma opinião: eutanásia era o melhor para ele. Ele não merecia sofrer mais, " estava vivo sem ter vida  ", não conseguia reter seus excrementos e urina, estava com feridas no quadril, com infecção urinária e o quadro só tendia a se agravar e seu sofrimento a ficar insuportável...Mesmo com o coração machucado aceitei resignada, hoje mesmo à tarde fui com a Ana Paula Delgado ao dr. Patrick e assim EROS fez sua viajem sem volta. Estivemos com ele o tempo todo, nós 3, ele partiu se sabendo amado, me olhou pela última vez com seu olhar suave, doce, sereno e adormeceu. Silêncio... agora restava a paz e a certeza que ele tinha finalmente descansado...
O dr. Patrick a Ana e eu nos abraçamos comovidos, esse cão tinha nos ensinado, ele era um pouco de todos nós, levou com ele a certeza de ter sido acolhido e amado, e a tristeza de um dia ter sido abandonado. 
Estou triste porém conformada, Juana Braga




Um comentário:

Anônimo disse...

Olá... eu fiquei muito emocionada quando li este post, chorei mesmo...Queria dizer que o trabalho de vcs é incrível! Sabe lendo este post fiquei pensando nomeu cachorro, que é um pastor alemão, ele está nesa idade também e me desespero só de pensar quando vai chegar a hora dele, nós o adotmaos ele já tinha 8 anos... Bom,eu espero que deus abençoe vcs.. udo de bom!
Denise A. Furtado Itajaí-SC